Lentes de contato dentais Destaque

 

artigo-lentes.001

O uso de lentes de contato dentais é um tratamento altamente estético e atual. Materiais cerâmicos vêm sendo utilizados na odontologia a mais de 30 anos. Foram muitos anos de limitações estéticas, de resistência e de técnica.

As cerâmicas exigiam desgaste dental para que um espessura mínima fosse obtida. Hoje, após muitos estudos, foram desenvolvidas cerâmicas de alta resistência e que permitem serem produzidas em finas espessuras.1

Evidências científicas demonstram o sucesso dessas lâminas cerâmicas mesmo com 0,2 mm de espessura com ou sem preparações dentais.2,3

Essas lâminas são chamadas de Lentes de Contato Dentais pela semelhança com lentes de contato oftalmológicas. São fortemente aderidas à superfície dental para recobrir dentes amarelados, com manchas, envelhecidos, pequenos ou levemente desalinhados.

A grande vantagem do tratamento é a maior preservação das estruturas naturais dos dentes do paciente. Isso deve-se a alta resistência dessa porcelana mesmo em finas espessuras. Além da possibilidade do tratamento conservador, essas cerâmicas têm propriedades estéticas perfeitas que permite translucidez e nuances de cores como os dentes naturais.

É importante ressaltar que essa técnica requer muita habilidade, qualificação e experiência do técnico em prótese dental (TPD). Esse profissional especializado em cerâmica merece ser destacado como verdadeiro artista por conseguir "imitar" as estruturas dentais com tanta perfeição.

lentes-dentais

 

Como é feito:

Antes de mais nada, elaboramos um Planejamento Digital do Sorriso do paciente e fazemos uma simulação do planejamento proposto.

Em seguida, o paciente poderá fazer um test-drive do novo sorriso. Visualiza como ficará o tratamento e opina sobre o novo formato dos dentes antes mesmo de iniciar o tratamento. 

Após a aprovação do tratamento simulado, partimos para a confecção das Lentes de Contato Dentais. A confecção demora em média 3 dias. É um tratamento rápido, pois o Técnico em prótese dental participa no ambiente clínico observando todos os comentários do paciente.

As Lentes de Contato Dentais necessitam dos mesmos cuidados que os dentes naturais. Tanto em termos de estética como também de resistência, as mais novas cerâmicas dentais assemelham-se muito aos dentes naturais. E, por isso, exigem os mesmos cuidados: higienização com escova e pasta dental e uso do fio dental.

MUDE seu sorriso com Lentes de Contato Dentais!

Fotografia do sorriso da paciente antes e depois do tratamento com lentes de contato dentais. Nessa técnica não há desgaste dental, e sim apenas a colocação das finas lâminas cerâmicas.

 

Caso clínico realizado pela MUDE Odontologia aos cuidados dos profissionais:

Dra. Andressa Ballarin

Dr. Cristiano Veit D'Incao

TPD José Carlos Barbosa de Aguiar

 

Para marcar uma consulta, entre em contato.

  

 

REFERÊNCIAS

1. Radz GM. Minimum thickness anterior porcelain restorations. Dent Clin North Am 2011;55:353–370.

2. Okida RC, Filho AJV, Barão VAR, Santos DM, Goiato MC.The use of fragments of thin veneers as a restorative therapy for anterior teeth disharmony: a case report with 3 years of follow-up. J Contemp Dent Pract 2012;13:416–420. 

3. Soares PV, Spini PHR, Carvalho VF, Souza PG, Gonzaga RCQ, Tolentino AB, Machado AC. Esthetic rehabilitation with laminated ceramic veneers reinforced by lithium disilicate. Quintessence Int 2014; 45:129-133.

Última modificação em Sábado, 04 Julho 2015 19:14

Dra. Andressa Ballarin

ESPECIALISTA EM DENTISTÍCA / ONDONTOLOGIA ESTÉTICA

TRANSFORMAÇÃO DO SORRISO

ANÁLISE FACIAL

DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

Entre para postar comentários
Ir para o topo